quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Editorial Ao nosso Polivalente






Após três anos de profundo silêncio, o jornal da nossa escola foi reativado neste mês de maio e retorna com o propósito de informar , entreter e proporcionar reflexões sobre os mais variados assuntos. Neste primeiro editorial a equipe jornalística do Poli em Ação faz uma singela homenagem a nossa querida Escola Polivalente que foi inaugurada em 11 de outubro de 1973. De lá para cá milhares de pessoas concluíram seu ensino médio ou simplesmente passaram por aqui fazendo amigos e deixando boas lembranças. O Poli mudou muito, quem estudou aqui nos anos 70 teve uma formação educacional voltada para o ensino técnico com cursos de Práticas Integradas do Lar , Técnicas Agrícolas, Técnicas Industriais e Técnicas Comerciais. Na última década nossa escola vem formando alunos no Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Especial, além de desenvolver projetos nas áreas científicas, ambiental, artísticas e esportivas. Recentemente a escola passou por uma reforma ganhando uma nova pintura e retelhamento das salas de aula. A direção atual composta pelo professor e diretor Joelson de Sousa Moura e pelos professores e coordenadores Renata Castro, Patrícia Cordeiro e Leandro Façanha tem realizado outras melhorias na escola como a climatização das salas de pré-vestibular e sala de vídeo, melhorias no cardápio da merenda escolar, instalação de novos bebedouros, readequação das salas de psicologia, terapia, assistência social e informática educativa. Nos dois últimos anos o Poli teve uma melhoria considerável nos resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e no SPAECE, esta melhoria é resultado do trabalho em conjunto de professores e direção que se comprometem em nos oferecer uma educação de qualidade mesmo diante de tantas limitações que a educação brasileira sofre. Em 2009 e 2010 vários alunos receberam computadores pelo ótimo desempenho nas provas do SPAECE.
Sabemos que muito ainda pode ser feito, mas hoje o nosso Polivalente é motivo de orgulho para comunidade do José Walter e para todos aqueles que por aqui passaram.
Equipe do Poli em Ação.

Enquete sobre Violência Escolar:



A sua escola sofreu durante os anos de 2010 e 2011? Assinale com um X
1. Depredação do prédio e ou ambientes da escola: SIM ( ) NÃO ( )
2. Pichação SIM ( ) NÃO ( )
3. Arrombamento (portões, cadeados, etc.) SIM ( ) NÃO ( )
4. Dano a veículos SIM ( ) NÃO ( )
5. Furto de ou na: Celulares, TV, vídeo, som, computadores, cantina, veículos. SIM ( ) NÃO ( )
6. Explosão de bombas SIM ( ) NÃO ( )
7. Briga ( agressão física envolvendo alunos) SIM ( ) NÃO ( )
8- Desacato a professores, funcionários ou direção SIM ( ) NÃO ( )
9- Porte e/ou consumo de bebidas alcoólicas SIM ( ) NÃO ( )
10- Tráfico/porte ou consumo de drogas SIM ( ) NÃO ( )
11- Invasão por parte de estranhos SIM ( ) NÃO ( )
12- Ameaça de morte (a alunos, professores, funcionários e/ou direção) SIM ( ) NÃO ( )
13- Porte/uso de arma ( por alunos) SIM ( ) NÃO ( )
14 – Há assaltos nas redondezas da escola. SIM ( ) NÃO ( )

Romeu e Julieta do Poli: grandes emoções




Os alunos dos 2º anos A e C interpretaram a obra Romeu e Julieta do escritor inglês William Shaskepeare de forma moderna e bastante criativa. O trabalho foi avaliado pelos professores de Linguagens que se surpreenderam com a excelente qualidade não somente deste trabalho mas de todos os grupos que se apresentaram. A equipe do Poli em Ação registrou as apresentações. Luana Ventura - 1º B

Conheça um pouquinho mais sobre o nosso diretor.




A equipe do Poli em Ação entrevistou o diretor da nossa escola. Confira a entrevista!

1° PERGUNTA: Quando você chegou à escola POLIVALENTE? E porque escolheu o Poli para dirigir?
Resposta do direto: Comecei a lecionar nesta escola em 1999, foi meu 1° emprego como professor, tendo portanto, um carinho especial o que me levou arriscar a dirigi-la.

2° PERGUNTA: Na reunião de pais o senhor disse que considera os alunos do POLIVALENTE como seus filhos. Diante da afirmação como o senhor avalia a implantação e cumprimento das normas escolares pelos seus “filhos”?
Resposta do Diretor: Não é fácil fazer com que pessoas cumpram regras, principalmente os jovens. Mas considero no geral que nossos alunos colaboram muito. O que me deixa muito orgulhoso!

3° PERGUNTA: O que a direção tem feito para amenizar a questão da violência nos arredores da escola?
Resposta do Diretor: A escola sempre tem feito contato com a equipe do Ronda do Quarteirão que atende o bairro e com o comando do policiamento do bairro, mas eles não podem estar 100% presentes no entorno da escola.

4° PERGUNTA: Falando de violência, nós lançamos uma campanha o BULLYING, entretanto alguns alunos insistem em manter essa prática. O que a escola pode fazer para ajudar as vítimas do BULLYING?
Resposta do Diretor: Primeiro precisamos que as vítimas procurem a direção para que possamos fazer o encaminhamento necessário para resolver o problema.

5ª PERGUNTA feita pela Senhora Lucineide Rodrigues, Mãe de uma aluna pergunta: muitos pais inclusive eu, estamos gostando muito da sua administração. Diante disso você pretende continuar dirigindo o POLIVALENTE por mais tempo? Se não por quê?
Resposta do Diretor: Ainda não sei ao certo gostaria que surgisse entre os professores uma outra opção. Tenho outros projetos na área da política.
Dayane Silva- 1°D
Silmara Rodrigues-1°B
Equipe do Poli em Ação